terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Discurso de Natal do Rei Philippe

Vídeo: Discurso de Natal 

É véspera de Natal e Ano Novo, e eu estou contente que eu posso conversar com você.

Quando fui entronizado você me acolheu de forma que eu nunca vou esquecer. Contatos intensos entre as pessoas, naquele dia, me tocou profundamente. Seu entusiasmo e confiança em mim, sinceramente fiquei comovido.

Desde 21 de Julho, minha esposa e eu nos conhecemos muitos de vocês. Durante a Entronização e também posso falar no que diz respeito, em conjunto ao que você espera. Temos, portanto, melhor emparia com os mais diversos setores da sociedade. Então eu tenho que marcar a assinatura do Acordo de Cooperação Cultural entre a Flandres e a Comunidade Francesa, os Ministros da Cultura pode trazer um rico intercâmbio com artista do Norte e do Sul do nosso país. É minha intenção continuar o diálogo com todos vocês e aprofundar.

No ano passado, o nosso país tem se destacado em todas as áreas. A qualidade de nossa pesquisa foi recompensada e encorajada pela atribuição do Prêmio Nobel de Física. A equipe B-Fast tem assistência de emergência altamente eficiente para as Filipinas. Nossas tropas envolvidas em operações de paz proporcionam um trabalho muito bom. Nossos atletas alcançam sucessos, e os Red Devils vão à Copa do Mundo. Junto com você eu me alegro. Há também o resultado de seus esforços, dia após dia.

Mas além de todos esses aspectos positivos, ainda há muitas dificuldades. Em nosso país, um jovem em cada quatro não trabalha, um em cada sete belga vive em situação de pobreza. Estamos fortemente afetados por fechamento de empresa e reestruturações. Muitas pessoas vivem na solidão.

Num contexto econômico difícil, os governo federal e regional tomaram iniciativas encorajadoras destinadas a reforçar o nosso poder de compra e para proteger a nossa competitividade para apoiar as nossas empresas e manter o nosso modelo social. Finanças públicas espero que esses esforços continuem.

Nos últimos meses e anos, minha esposa e eu conhecemos um monte de gente jovem, cheia de criatividade e energia. Também conheci pessoas cujos talentos não são refletidos, ou cujos talentos não foram reconhecidos.

É nossa responsabilidade, todos nós, para liberar. Desdobrar qualidades para a educação e formação são de importância crucial. Há conhecimento passado, as pessoas estão preparadas para encontrar seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade, e comportar-se. Se como bons cidadãos de Educação e formação para desenvolver o pensamento crítico e incentivar a cooperação de homens e mulheres que podem se envolver e, assim, a sua responsabilidade.Como pais, minha esposa e eu, como você, temos muita admiração pelo trabalho dos professores e educadores. Sabemos muito bem como é difícil o trabalho deles.

Igualmente importante é estabelecer laços entre todos os setores da sociedade. As ligações entre as escolas e empresas. Pois sempre que a educação e o mundo dos negócios encontrar um ao outro, oque cria novas oportunidades de benefícios de emprego. Ligações entre gerações. Porque os idosos são uma importante fonte de experiência e sabedoria para os jovens. E, finalmente, as ligações entre todos os belgas.

Quatorze dias atrás eu estava na África do Sul para a homenagem a Nelson Mandela, que quis construir pontes tão bem personificadas. Mandela tem nos mostrado que o diálogo e a reconciliação pode mudar o mundo. Vamos também em nós mesmos poder encontrar.

Senhoras e Senhores, nestes dias queria mais uma vez fortalecer os laços com nossos vizinhos, nossos pensamentos vão em primeiro lugar para quem passa dificuldades e não só. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário