quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Discurso de Natal do Rei Carl Gustaf

Foto: Sven-Åke Visén
Neste dia de Natal, o Rei fez seu tradicional discurso de Natal.

O Rei realizou seu primeiro discurso de Natal no rádio em 1972, então como Príncipe-Herdeiro. O discurso do Rei tem desde 1973 uma tradição na Rádio Sueca. Em 2007 foi o primeiro ano em que o discurso de Natal do Rei também foi transmitido pela televisão sueca.

Discurso de Natal do Rei 2013

Caros suecos, em casa e no exterior!

Junto com a minha família, eu quero desejar a todos um feliz Natal.

Alguém propriamente disse que o Natal não é apenas uma época do ano, mas também um sentimento. É fácil de se reconhecer a descrição. Pois é com palavras, relaxamento, companheirismo e união que o Natal é captado melhor. Quero dirigir uma saudação particularmente calorosa a todos aqueles que não tem com quem compartilhar o Natal. Espero que os sentimentos associados com o Natal também cheguem até vocês.

Este é o quadragésimo, discurso de Natal como Rei da Suécia. E, este ano eu quero estender meus sinceros agradecimentos a todos em torno de toda a Suécia, que tem feito exatamente isso neste ano que vou lembrar por muito tempo. Há 40 anos atrás eu me tornei rei e chefe de Estado da Suécia em vários contextos vindos a ser reconhecidos. Apesar de todo o empenho demonstrado quero expressar o meu grande apreço. E, eu particularmente quero agradecer por todas as reuniões proveitosas que tive com as pessoas em nosso país. As várias viagens que eu e a Rainha fizemos a todos os condados suecos durante o ano. Visitamos de Älvsbyn e Luleå em Norrbotten Hässleholmsvägen e Lund, no sul da Suécia. Tomamos conhecimento de ambas as pesquisas prospectivas e brilhantes de empreendedorismo, mas também de muitas associações diferentes que fazem contribuições significativas para preservar a história.

Fui muito impressionada com tantas impressões. No entanto, o mais memorável foi todas as pessoas que apareceram para as viagens. Encontramos tanto calor, compaixão e espírito. Essas reuniões tornaram-se mais fáceis de entender por que o resto do mundo parece tão frequentemente se voltar contra a nossa Suécia. Esse país no alto do norte, como tantas vezes desperta grande interesse. Muitas vezes vemos esse interesse se manifestar na Suécia está em demanda no mundo inteiro. Isso se aplica a nossos produtos e serviços, mas também se aplica ao nosso país como tal.

Este ano tive a oportunidade e o privilégio de representar a Suécia nas oportunidades extras. Junto com a Rainha, eu viajei em abril para a Croácia em uma visita de Estado. Além disso, participei de várias atividades que refletem tanto os negócios, as pesquisas e a cultura de vários países. Durante uma viagem para os EUA em maio, visitamos Delaware, para comemorar os 375 anos desde que os primeiros suecos chegaram à América. Durante o ano tivemos visitas estrangeiras à Suécia. Fomos capazes de acolher os Presidentes da Turquia e Portugal em visitas de Estado. Visitas deste tipo sempre nos dá a oportunidade de mostrar a Suécia. E o interesse no que temos para mostrar é sempre grande. Para o presidente de Portugal, era óbvio que sua visita também incluiria uma visita a Lund. Lá faz parte da Ideon, Escandinávia e talvez um dos mais bem-sucedidos pontos de encontro da Europa para os empresários. Ele também teve que ver os locais de construção da IV Laboratório MAX e de pesquisa de facilidade ESS. Dois futuros investimentos exclusivos em pesquisa de materiais avançados, que é de importância não só para a Suécia, mas também para o nosso mundo. No outono passado, eu e Rainha também recebemos o presidente dos EUA, Barack Obama, no Palácio do Planalto. O presidente também fez uma visita ao Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo. Isso é para aprender sobre como nós na Suécia estamos trabalhando com energias renováveis e todos adjacentes a esta área. Não contava o nosso país em um dos melhores do mundo. Estávamos na vanguarda dos esforços para encontrar soluções sustentáveis para questões relacionadas com energia, meio ambiente e clima. Estes são apenas alguns dos muitos exemplos de como a Suécia mostra os pés dianteiros. Outra parte consiste na Universidade de Chalmers, em Gotemburgo. Lá, adquiriram a confiança da UE para liderar um grande projeto de pesquisa sobre o super-material grafeno, que poderia revolucionar a eletrônica do futuro. Desde o início incluem um centro gráfico de 126 grupos de pesquisas acadêmicas e industriais em 17 países europeus. No seu conselho científico são quatro ganhadores do Prêmio Nobel. E esses investimentos sendo feitos, envolvendo milhares de pesquisadores em mais de dez anos.

De modo igual, seria possível descrever uma variedade de áreas, desde a medicina, engenharia e tecnologia. A Suécia é um país que continua a viver como a casa para a investigação e a inovação. É algo que eu estou muito orgulhoso e que significa muito para a imagem da Suécia no mundo. Eu acho que é importante construir o nosso país com a compreensão dos conhecimentos e invenções importantes. Desta forma, reforçar não só a visão positiva que a Suécia hoje está associada, mas podemos juntos fortalecer e desenvolver ainda mais a nossa nação.

Mas, se esta é uma parte, à imagem da Suécia, ainda é as pessoas que eu acho que mais importa para a imagem positiva da Suécia no mundo. Um país que está aberto, quente, e olhando para a frente. E, é também o país que tenho tido o privilégio de conhecer este ano. Durante as viagens por todas as províncias da Suécia. Durante as reuniões através de apertos de mão, sorrisos e palavras calorosas. Durante um jantar no Castelo. Durante uma tarde de dança no Pátio Interno aqui do Palácio na data do aniversário. Nestes e em muitos outros momentos que foram preenchidos com alegria e orgulho, mas também com confiança no futuro. Podemos ser um país relativamente pequeno no planeta, mas uma e outra vez mostramos que somos capazes de criar algo grande juntos. Esta é através de uma combinação de valores de trabalho duro, reflexão e curiosidade. Tenho visto que durante os 40 anos que eu tive a oportunidade e o privilégio de representar a Suécia. Por isso, gostaria de dizer um grande obrigado a todos que vivem em nosso país. De norte a sul. A partir de nossas cidades movimentadas ao nosso campo magnífico. Em indústrias e serviços, da cultura e do clube. Nas escolas, asilos e hospitais. De jovens a idosos. É tudo de você, juntamente com seus companheiros torna a Suécia tão incrível e especial. Através de seus esforços, você está ajudando a construir nosso país. Com tudo o que você produz diariamente você faz para o que a Suécia é. Portanto, é um privilégio para mim representar a Suécia. Assim tem sido durante os quarenta anos em que tenho sido Rei. E, todas as reuniões, todas as coisas que eu tenho visto e os que eu experimentei durante o ano tem me fortalecido nesse sentido. Eu sinto um grande orgulho da Suécia e do temos que aparecer. É com energia e grande prazer que estou ansioso para o futuro.

Agora vamos ver em breve um novo ano. Espero que juntos possamos fazer 2014 um ano bom para a Suécia e para todos nós que vivemos aqui. No próximo ano, nós também vamos celebrar ago que é quase único, se olharmos para o mundo e sua história. Suécia, desde então, tive o privilégio de experimentar a paz por 200 anos. Temos motivos para comemorar, mas também devemos poupar um pensamento para todos aqueles que não podem viver com isso, talvez o maior dos benefícios humanos. Junto com a liberdade, a paz é um dos maiores bens que a população pode experimentar. Esperemos que a nossa história de paz e liberdade possa se tornar algo que possamos partilhar com o mundo no futuro.

Com estas palavras, concluo meu discurso quadragésimo discurso de Natal, e peço uma vez para desejar a todo de novo um muito feliz Natal. E eu quero, juntamente com a minha família desejar a todos um Feliz Ano Novo de 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário