quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Mensagem de Natal do Rei Carl XVI Gustaf

Foto: Benjamin J. Sollner/SVT
Para comemorar o Natal, o Rei Carl XVI Gustaf realizou o tradicional discurso de Natal, que realiza todos os anos no dia 25 de dezembro.


"Queridos suecos aqui em casa e no exterior. Todos da Suécia no mundo!

Espero que vocês estejam curtindo a temporada de férias. Com a possibilidade de tempo de descansando e os gastos com a família e amigos. Deixe que o Natal seja um momento de reflexão, quando vemos uns aos outros um pouco mais.

Juntamente com a minha família, eu quero desejar a todos um muito Feliz Natal!

Há alguns de vocês que não comemoram o Natal, mas ainda iluminam o escuro desta temporada com velas e comunhão. Para vocês eu desejo-lhes tudo de bom!

Enquanto muitos de nós estavam ansiosos para estes dias, há outros que sentem o oposto. Quando o Natal é uma reminiscência daqueles que você perdeu. Há também aqueles que não têm ninguém para celebrar o Natal. E aqueles que deixam especialmente mal esta época. Quando cada um devia ter uma sensação de segurança, felicidade e amor.

Quando eu olhar para trás este 2014, como um ano que conteve tanto as alegrias e provações para nós, suecos. 

No início do ano, estava-nos  ansiosamente seguido nossos atletas talentosos nos Jogos Olímpicos.Talvez nossos Jogos Olímpicos de Inverno de maior sucesso de todos os tempos. 15 medalhas para nossa casa! O mesmo nos Jogos Paraolímpicos que foram melhor que o esperado. A Rainha e eu tivemos o privilégio de compartilhar a alegria Olímpica Sueca em Sochi.

E você se lembra o verão agradável que tivemos? Uma onda de calor em todo o país. Isso me fez pensar em meus verões da infância O sol quase todos os dias. Então muitas vezes você se lembra deles.

Este verão também nos lembrou da nossa pequenez diante da natureza. Inundações no oeste da Suécia. O incêndio florestal enorme em Västmanland. As pessoas que tiveram de fugir da água e do fogo. Pessoas que pairavam em suspense sobre o que acontecia com a casa ou a família. Alguns tiveram que assistir seu trabalho de toda a vida se perder.

Este ano houve eleições para o Parlamento Europeu, o Riksdag, conselhos municipais. Eles significaram mudanças no governo do nosso país - como deve ser na democracia que é a Suécia. Agora, no entanto, estamos em uma posição em que o futuro parlamentar pode parecer incerto e talvez devêssemos ter eleições extraordinárias em março. É minha esperança e crença de que esta situação incomum vai resolver-se, para o bem da Suécia.

Fico feliz que o comparecimento aumento. Existem mais pessoas votando. É um direito que devemos não ter medo. Em um mundo onde nem sempre pode ser um dado adquirido.

Houve também um ano em que fortalecemos nossos laços com outros países. Algumas semanas atrás, vieram a Rainha e eu voltando de uma vista de Estado à França. Senti-me muito especial por estar á. A primeira foi a muitos anos desde a última visita de Estado, e em parte por isso temos os nossos familiares laços fortes, por meu antepassado francês, Jean Baptiste Bernadotte, que há 200 anos foi eleito como o novo Príncipe Herdeiro da sueco e que ajudou a criar a nova Suécia.

Se por um momento anexar o olhar para além das nossas fronteiras, há muitos eventos que preocupam e são assustadoras.

Em muitos lugares do mundo em torno de uma furiosa guerra e há uma inquietação, pobreza e opressão, apesar do fato de que mais pessoas tenham a oportunidade de viver uma vida melhor.


Durante o ano, o mundo inteiro acompanhou a epidemia do Ebola e o medo se espalhando. Eu sinto orgulho e admiração pelos suecos, que ajudam a combater a doença neste lugares.

Também lembrem-se que faz dez anos da catástrofe do tsunami, que ocorreu no Sudeste Asiático. Esta manhã, no Boxing Day, quando pais tiveram seus filhos levados, e os filhos seus pais. Irmãs a irmãos. Amigos e parentes. O terrível tsunami também balançou nosso país, apesar do fato de que o tsunami inundou um país a centenas de milhares quilômetros de distância.

Amanhã vamos comemorar o décimo ano daquele terrível. E lembrou mais uma vez como a vida é frágil. Como é impotente e pequeno realmente somos, nós, seres humanos. Como às vezes são deixados sem respostas. Quando a vida faz mudanças abruptas e tudo vira de cabeça para baixo.

Mas depois de tudo. À media que continuamos. Ajudando e apoiando uns aos outros. Confortando e ouvido. Parece brilhante novamente a vida.

Agora sofro com o fim de 2014. A Família Real durante este ano recebemos uma nova pequena Princesa. Eu me tornei avô pela segunda vez, com a pequena Leonore. E logo em seguida, nós estávamos comemorando o segundo aniversário da Princesa Estelle. Assim que o tempo passou! 2014 é também o ano em que o nosso filho, o Príncipe Carl Philip ficou noivo de Sofía Hellqvist. Para nossa grande alegria.

Agora teremos em breve um novo ano no calendário. Com ele, novas expectativas, esperanças e planos. No próximo ano será certamente tão agitando como o ano que passou.

2015 ainda é em grande parte um lousa em branco. Mas pode gravar, pelo menos, alguns dos eventos. Campeonato Mundial de Esqui em Falun, casamento em junho, o Campeonato Mundial de Atletismo em Pequim neste verão. A grande conferência do clima em Paris em dezembro. Quando os líderes mundiais vão tentar chegar à frente das questões-chave sobre como podemos cuidar melhor do nosso planeta e do nosso clima. Para os nosso filhos e netos.

Neste contexto, gostaria de enfatizar que a Suécia é pioneira quando se trata de combinar inovação com sustentabilidade e meio ambiente. Vivemos em um país que é rico em recursos, como as florestas e campos. Matérias-primas renováveis, que desempenham um papel importante no dia também vai fazê-lo no futuro. Junto com a pesquisa e educação, estamos construindo uma Suécia forte e atraente.

Então aqui no dia de Natal, eu quero finalmente expressar a minha gratidão a todos os suecos. Todas as pessoas que vivem em nosso país. Todos os que nascem aqui. E quem veio aqui para uma vida melhor.

Quero agradecer a todos pelo bom trabalho que vocês estão fazendo para a Suécia. Porque vocês fazem da Suécia um país para se orgulhar. Criação da comunidade - onde todos nós- em conjunto - são importantes.

Estou ansioso para a reunião no próximo ano com vocês.

Por fim, mais uma vez, desejo eu e toda a minha família a todos um Feliz Natal. Um bom fim de semana. E um Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário