quinta-feira, 11 de julho de 2013

Palácio do Príncipe de Mônaco

O Palácio do Príncipe de Mônaco é a residência oficial do Príncipe de Mônaco. Foi fundado em 1191 como uma fortaleza da República de Gênova. Desde o fim do século XIII, tem sido fortaleza e lar dos Grimaldi. Os Grimaldi dominaram a área primeiramente como senhores feudais e, a partir do século XVII, como príncipes soberanos, mas os seus poderes derivam dos frágeis acordos com os países vizinhos, maiores e mais fortes.

Enquanto outros soberanos europeus construíam luxuosos e modernos palácios renascentistas e barrocos; o Palácio monegasco era fortificado. Isto fez com que o palácio se tornasse um dos mais incomuns da Europa. Quando suas fortificações foramterminadas, no final do século XVIII, foi tomado por franceses que tiraram todo os tesouros, fazendo-o entrar em declínio e a família Grimaldi ficou exilada durante 20 anos

Possui uma combinação de estilos arquitetônicos; suas antigas origens são indicadas pela ausência de simetria. Assim, para avaliar a arquitetura, as alas e blocos têm que ser observados separadamente. A principal fachada aparece como um terraço do estilo dos palazzi da Renascença de diferentes períodos desta era que — ainda assim, de qualquer modo formam um único palácio — é exatamente o que eles são.

Estas alas são, entretanto, unidas por piso rústico comum. Esta arquitetura renascentista parece mascarar fortificações mais antigas, as torres detrás das quais surgem as diferentes fachadas clássicas. Estas torres (muitas completadas com ameias e balestreiros) foram na verdade quase que totalmente reconstruídas durante o século XIX. Na parte de trás do palácio, as fortificações medievais originais parecem intocáveis pelo tempo. Uma maior harmonia arquitetônica foi alcançada pelo recurso ao cour d'honneur em torno do qual o palácio foi construído. Neste pátio, dois andares de arcadas abertas com frescos servem tanto como sacada para as aparições do príncipe como de entrada real e corredor de ligação entre os aposentos reais do palácio.
Os mais notáveis dentre os muitos aposentos são os salões de aparato. Estes foram construídos a partir do século XVI e foram aprimorados ao estilo do Palácio de Versalhes durante o século XVIII. No século XIX e de novo durante o final do século XX, uma grande restauração dos quartos reais consolidou o estilo do século XVIII, o qual prevalece até hoje.

Desenhado como um enfileirado e uma rota cerimonial para os aposentos do trono, a rota processional começa com uma escadaria externa que leva do cour d'honneur à galeria aberta, conhecida como a Galeria de Hércules. Daí os convidados entram na Galeria de espelhos, uma longa galeria inspirada no Salão de Espelhos em Versailles.Esta galeria leva aos primeiros quartos reais, onde os convidados são cumprimentados pelos oficiais da corte antes de uma audiência com o príncipe na sala do trono. Do salão dos oficiais, o enfileirado continua até ao Salão Azul. Este grande aposento, decorado com brocados azuis, tem retratos da família Grimaldi pendurados e candeeiros de cristais de Murano. O aposento seguinte, o maior dos apartamentos reais, é o salão do trono. Seu teto e frescos foram executados por Orazio de Ferrari e descrevem a rendição de Alexandre o Grande. O trono, em estilo império, está posicionado num estrado, por baixo de um baldaquino com um manto vermelho acima da coroa de ouro. Os andares são de mármore de Carrara, na Itália. Todas as cerimônias palacianas têm sido realizadas neste aposento desde o século XVI.

Outros aposentos na suíte real incluem o quarto vermelho, assim chamado porque suas paredes são cobertas por brocados vermelhos, um grande quarto desenhado contendo pinturas de Jan Brueghel e Charles Le Brun. Como grande parte do palácio, o quarto contém ornamentos e mobílias setecentistas de estilo francês. Do quarto vermelho se chega ao quarto York. Mobiliado como um dormitório real, este quarto possui frescos com ilustrações das quatro estações por Gregorio de Ferrari. O quarto seguinte, conhecido como o quarto amarelo (ou às vezes como o dormitório de Luís XV), é outro aposento real.
O quarto mais marcante do conjunto é o quarto Mazarin. Este quarto desenhado é delineado com apainelados policromados italianos, dourados e pintados por artesãos levados à França pelo Cardeal Mazarin, que era parente dos Grimaldi por casamento. O retrato do Cardeal Mazarin está pendurado acima da lareira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário