quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tradução: Entrevista de Tatiana Casiraghi e Dana Alikhani à Vanity Fair Italiana


Traduzo agora para os leitores do Monarquia Europeia e Mundial uma entrevista que Tatiana Casiraghi e sua sócia na Muzungu Sister, Dana Alikhani, concederam à Vanity Fair italiana.

Tatiana Santo Domingo, nascida em 1983, herdeira colombiana nascida em Nova York, casou-se com o herdeiro do Mônaco Andrea Casiraghi, tem um grande senso de estilo e é famosa pelo seu posto de bo-ho chic.

Dana Alikhani, nascida em 1984, no Chipre, tem uma licenciatura em Antropologia e Mestrado em Direitos Humanos e uma paixão pelo artesanato local. Devido a paixão pelas viagens e o desejo de ajudar empresas de manufatura nos países em desenvolvimento que têm visitado, daí a ideia que nasceu em 2009 e se materializou em 2011, para criar o portal Muzungu Sisters, que oferece uma seleção de artesanato super-chic, com um baixo custo e lucros adequados para os produtores.

Muzungu Sisters: o que significa?

Tatiana: Muzungu é uma palavra suaíli que significa viajante, se se juntou ao sisters "irmãs" que formam os viajantes! Na Europa Central e Oriental eram conhecidos principalmente como os europeus, o primeiro a visitar essas áreas, hoje a palavra Muzungu é usada para se referir aos estrangeiros em geral. Queríamos um nome que tivesse um som agradável e ao mesmo tempo poderia intrigar.

O que significa viajar para você?

T: Nós duas tivemos a sorte de poder viajar desde que éramos pequenas, nós imediatamente começamos a ver tantos lugares e nós fomos capazes de conhecer a realidade do artesanato em quase todo o mundo. Inicialmente, viajamos empurrados apenas pelo desejo de conhecer o mundo, mas ao longo do tempo temos nos apaixonado e começamos a querer descobrir as tradições artesanais de todas as culturas, entramos em contato com ela. Conhecer os artesãos e seu trabalho é sempre algo extremamente fascinante e enriquecedor.

Muitas vezes vocês duas estão viajando juntas, vocês nunca brigam?

Dana: Não, nunca. Como a Tatiana viaja tão bem! Ela é muito paciente e relaxada e nós gostamos de nos divertir da mesma forma, encontramos uma maneira de rir, mesmo quando tudo dá errado. E então, o mais importante, tanto como encontrar ótimos lugares para comer em todos os lugares que visitamos.

Se eu lhe pedisse para aconselhar o destino perfeito para fazer algumas "compras étnicas". O que você aconselharia?

D: Isso realmente depende do que você está procurando e o que eles gostam. Muitas vezes você pode encontrar produtos de vestuário local, comercializados em lojas de uma forma ética apoiada pelos governos, ou em mercados locais, onde muitas vezes que vende alguma coisa é a mesma pessoa que o produziu. O importante é sempre tentar entender a origem do que estamos comprando, isto é, aqueles que produziram e em que condições. Há grupos como Aid to Artisans ou l' International Trade Centre's Ethical Fashion, que fazem um ótimo trabalho nesse sentido.

Vários líderes de marcas como Muzungu Sisters vêm de artesanato em todo o mundo, mas agora vocês tem excelentes colaboradores, como Missoni ou CB Made in Italy. Isto significa que a marca está cada vez mais comercial?

D: Nossa ideia sempre foi o de contribuir para certas causas humanitárias através da colaboração com artesãos locais, agora, agora com designers choro. Nós nunca levantamos a questão de ser mais ou menos "comercial" porque acreditamos no trabalho de organizações relevantes, em nossa pequena quando possível, tentamos valorizar os negócios artesanais talentosos, mas isso não exclui o resto. De fato, em breve, haverá uma grande notícia neste sentido...

Dana, seu projeto combina um modelo de negócios ético com um forte senso de estilo. Você acha que o mundo da moda está indo nessa direção? 

Acreditar que você está indo cada vez mais na direção da peça, a noção de luxo está mudando muito nos últimos tempos. Hoje você pode encontrar os grandes nomes em quase todos os lugares, e as pessoas estão começando a perceber que algo luxuoso não tem necessariamente que ser caro também, para torná-lo especial é a sua fatura ou melhor, a sua exclusividade. Nosso projeto reflete o nosso gosto e a crença de que alguns líderes tem difundido e tornando acessível.

Tatiana, agora que é esposa e mãe acima de tudo vai se tornar mais complicado, já pensou em como fazer?

Nos últimos anos, na verdade, eu não me mexi muito, mas eu não vou desistir, eu espero voltar em breve a viajar, talvez até mesmo junto com Sacha.

Entrevista em italiano: x

Nenhum comentário:

Postar um comentário